Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Largada às Codornizes


Sábado, dia 26 de Junho, tal como agendado realizou-se uma largada às Codornizes na Herdade do Alentejo.

Cheguei à Herdade por volta das 5:30 a.m., ainda com todos os colegas a dormir, apreciei a madrugada, estava uma noite serena, mas antevia-se um dia quente pelo raiar do sol; daí a instantes chega o Sr. Francisco e seu Amigo com seus fiéis companheiros, os cães de parar e começam os preparativos para a largada, com todos os participantes a acordarem tardiamente.

Após todo o grupo reunido, o Sr. Abel foi buscar as cerca de cem codornizes que tinha guardadas só para nós; dividimo-nos em dois grupos e rumámos, nas carrinhas do Sr. Abel e do Sr. Augusto, ao terreno onde a largada se iria realizar.

Esse espaço, o terreno, era enorme e a céu aberto, todo ele estava coberto de pasto de forma a proporcionar maior suspense ao atirador, mas também mais segurança ao animal.

Aquando da nossa chegada, enquanto confraternizávamos, o Sr. Abel e o seu primo, foram “espalhar” as codornizes por todo aquele terreno fora; quando voltaram começámos a organizarmo-nos em fila horizontal atrás dos cães, que ao aproximarem-se da codorniz paravam para que pudéssemos ver onde estavam escondidas, de modo a que pudéssemos efectuar o disparo no momento em que levantavam do solo.

Com a chegada do sol e o calor a “apertar” cada vez mais, apesar de todo o nosso entusiasmo, decidimos fazer uma paragem para tomar umas águas frescas, e eis que chega o colega Filipe Augusto acompanhado de mais dois amigos, neste momento já tínhamos tudo para recomeçar a segunda volta, onde foram largadas mais uma caixa de codornizes para além das que não atingimos na primeira volta, e assim ficámos cerca de uma hora mais.

Após todo este tempo, e sem a temperatura a nosso favor, dado o elevado calor que se fazia sentir, surgiu também o cansaço, e foi neste momento que decidimos terminar a largada, voltar à Herdade e almoçar, sendo que não fiquei para o mesmo.

Tenho a finalizar que foi uma excelente manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário